Ao desenvolver este trabalho, pude perceber o quão triste e dolorosa foi a Primeira Guerra Mundial. Como todas as guerras, essa teve milhares de mortos (9 milhões de mortos e cerca de 20 milhões de feridos), e posteriormente, conseqüências notadas até hoje: a queda dos impérios Alemão, Austro-Húngaro e Turco-Otomano; o surgimento de novas superpotências, os EUA e o Japão; a Revolução Socialista na Rússia; o avanço e aumento da tecnologia, que na guerra começou a ser útil na construção de trens mais velozes, navios, aviões, submarinos e armas mais potentes; a introdução e participação da mulher na sociedade, já que os homens estavam nas batalhas.
Essa Primeira Grande Guerra mudou a economia mundial. O centro econômico do mundo, que antes era na Europa, passou a ser na América do Norte. Enfim, essa guerra gerou importantes e significativas conseqüências mundiais.
Para iniciar o fim dos conflitos na guerra, foi assinado o Armistício de Compiègne, que incialmente daria um fim à geurra, mas esse não foi o acordo que realmente pôs fim ao conflito. O que determinou o fim foi o Tratado de Versalhes, que foi um acordo de paz entre as potências da Europa, e impunha à Alemanha toda a culpa e responsabilidade pelo conflito.
Júlia Nogueira Dias
A primeira guerra mundial foi um grande fato histórico que marcou o mundo inteiro. Ela foi à primeira crise mundial do capitalismo. A Europa vivia o auge da sociedade liberal, capitalista, isso trouxe competitividade entre os países, que queriam sempre ser os melhores e os maiores em relação aos outros, trouxe a miséria do proletariado em meio à abundância, as crises de superprodução, uma grande concorrência nos mercados, os problemas sociais e econômicos.
Isabela Ribeiro da Fonseca
A primeira guerra mundial foi um grande fato histórico que marcou o mundo inteiro. Ela foi à primeira crise mundial do capitalismo. A Europa vivia o auge da sociedade liberal, capitalista, isso trouxe competitividade entre os países, que queriam sempre ser os melhores e os maiores em relação aos outros, trouxe a miséria do proletariado em meio à abundância, as crises de superprodução, uma grande concorrência nos mercados, os problemas sociais e econômicos.
Durante o período de pré-guerra, houve a partilha da Ásia e da África e o acelerado processo de industrialização das nações européias isso estabeleceu novas forças européias. Inglaterra, França, Alemanha, Rússia, Império Austro-Húngaro e Itália eram as grandes potências do continente e o Império Turco-Otomano entrava em declínio. As potências começaram a modernizar e fortalecer seus exércitos: investiram em armas cada vez mais sofisticadas, adotaram o serviço militar obrigatório e fortificaram suas fronteiras. Para garantir que continuariam no poder como potências e para garantir que nenhuma nação rival ameaçaria seus domínios.
A guerra produziu desequilíbrio entre a produção e o consumo e também um desequilíbrio social e o aumento da pressão operária através dos sindicatos controlados pelos partidos socialistas.
Com o fim da guerra as mulheres tiveram mais espaço na sociedade e na política, surgiram novas superpotências: EUA e Japão; A Rússia realizou a Revolução Socialista; O mundo vivia uma revolução tecnológica para a guerra: trens mais velozes, navios, submarinos, aviões, armas mais potentes. A guerra abriu espaço para ações socialistas vindas do proletariado, o medo das elites em perder o poder para o povo e a depressão econômica pós-guerra levaram à formação de governos autoritários.
Isabela Ribeiro da Fonseca
Com esse trabalho, aumentamos nosso conhecimento a respeito da 1ª Guerra Mundial, que foi precursora de muitos conflitos que mudaram nossa sociedade.
A guerra causou uma desorganização total da Europa economicamente e fisicamente. Os Estados Unidos saíram como o grande vencedor e se emergiram como grande potencia mundial. Os países perdedores foram obrigados a assinar o tratado de Versalhes o que os deixou muito humilhados e foi essa humilhação que causou o despertar da vingança da Alemanha que voltou a atacar e causou a segunda Guerra Mundial.
Túlio Garcia de Oliveira
Com a realização desse trabalho, pude concluir que, há muito tempo já havia vários focos entre os países que disputaram a Primeira Guerra Mundial, e a derrota alemã foi dos principais motivos que levaram à Segunda Guerra, já que ela (Alemanha) foi bastante humilhada com o Tratado de Versalhes e sua insatisfação com seus territórios cedidos foi grande.
A Guerra ocorreu há muito tempo, porém a tecnologia já era grande, com grandes metralhadoras, tanques e os primeiros aviões que foram utilizados durante a Primeira e Segunda Guerra.Também adquiri conhecimento sobre os vários tratados que foram assinados durante a guerra, como o Tratado de Versalhes e o Armistício de Compiégne que tinha como objetivo encerrar os conflitos da Primeira Guerra Mundial.
Marcos Paulo
Com esse trabalho conclui que a Primeira Guerra Mudial foi muito dura e destruidora e que a Europa sofreu muitas alterações após essa guerra, uma delas foi deixar de ser o centro econômico mundial, perdendo esse posto para os EUA. O avanço da tecnologia foi benéfico à Guerra, pois proporcionou a construção de armas potentes, submarinos e tanques de guerra. Para acabar com esse conflito foi assinado o Armistício de Compiègne, mas não foi ele que deu fim à Guerra. Posteriormente, como continuação do Armistício foi criado o Tratado de Versalhes, que determinava que a Alemanha aceitasse as responsabilidades por causar os conflitos.
Ampliei meus conhecimentos sobre as inúmeras consequências da Guerra.
Mariana Sartini